O ressecamento labial é um problema rotineiro para muitas pessoas, mas que acaba incomodando muito e gerando dor, principalmente durante as refeições a depender da comida que a pessoa está ingerindo.
Dessa forma, os motivos que causam esse ressecamento podem variar e podem ser causados por variações de tempo, ou seja, quando está muito calor e de repente o tempo esfria muito, ou até mesmo devido a alergias relacionadas a maquiagem e outros componentes que entram em contato com a boca.
Entretanto, além desses motivos, o ressecamento da boca também pode estar relacionado a baixa imunidade, questão que deve ser tratada, uma vez que quando a imunidade está fragilizada, a tendência é que estejamos mais suscetíveis a várias doenças, principalmente ligadas e vírus, bactérias e microrganismos.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito do ressecamento dos lábios e aprenda a identificar quando esse problema está ligado a fatores que podem prejudicar a sua saúde, bem como confira formas de tratamento e prevenção desse problema que surge principalmente em pessoas que usam aparelho autoligado.
O que é o ressecamento labial?
Para quem não sabe, o ressecamento nada mais é, assim como o nome mesmo já diz, quando os lábios acabam ficando tão secos que as camadas de pele desse tecido acabam rachando, o que muitas vezes causa feridas e incômodo, como ardência e dores ao se alimentar ou ao movimentar os lábios.
Normalmente, quando a pessoa apresenta esse problema de ressecamento, o primeiro instinto é passar a língua frequentemente nos lábios para umedecê-los, mas esse ato pode piorar o problema, uma vez que a saliva apresenta é salgada e pode acabar piorando o problema ao invés de ajudar.
Mesmo sendo desconfortável, é possível afirmar que esse é um problema simples de ser tratado e pode ser resolvido através de hidratantes labiais ou pomadas cicatrizantes.
Em suma, em muitos casos esse ressecamento costuma desaparecer gradualmente sem danificar de forma efetiva a estética da boca, principalmente se o paciente tiver um lindo sorriso através de lentes colocadas por um dentista lente de contato.
Quais são as causas do ressecamento labial?
Tudo o que acontece com o nosso corpo tem uma motivação e com o ressecamento labial não é diferente. Isso porque, a derme que reveste a nossa boca possui algumas glândulas chamadas de sebáceas que são responsáveis pela lubrificação e umidificação da pele.
Entretanto, os lábios acabam contando com menos glândulas de lubrificação do que outras partes da pele, o que acaba fazendo dele um local que fica seco com mais facilidade. Dessa forma, além dessa condição natural, a exposição ao ambiente é outra razão determinante.
Portanto, confira a seguir alguns dos principais motivos pelos quais a boca acaba ressecada e ferida para que seja possível evitar esse problema, que também pode ser tratado através de um profissional dentista, consultado por um plano odonto estética, por exemplo:
- Desidratação da boca;
- Respiração pela boca;
- Queimadura solar;
- Clima seco;
- Tempo frio;
- Reação alérgica;
- Sintoma de alguma doença ou baixa imunidade;
- Efeito colateral de medicamentos e tratamentos.
Para definir a verdadeira causa de qualquer problema, é necessário um diagnóstico. Por isso, procure um médico ao detectar sintomas incomuns.
Quais são as formas de tratar o ressecamento labial?
Uma vez que seus lábios já se encontram ressecados, resolver esse problema não é tão complicado e pode ser até mais simples do que fazer uma pesquisa a respeito de tirar uma dúvida sobre o clareamento dental quanto custa.
Em suma, o primeiro passo para resolver a questão é investir na hidratação de seu corpo através do consumo de água.
Além disso, é possível comprar hidratantes labiais ou pomadas específicas para a boca que vão ajudar os seus lábios a se refazerem, principalmente devido às feridas e rachaduras que normalmente são formadas.
Vale ressaltar que se o problema acabar se agravando muito, é importante procurar um médico, pois o mesmo poderá indicar os melhores produtos ou até mesmo investigar se o ressecamento está indicando a presença de alguma outra doença.
Como prevenir o ressecamento labial?
A forma de prevenção do ressecamento dos lábios se assemelha à maneira como o paciente deve tratá-la, através da hidratação dos lábios e do corpo.
Dessa forma, caso haja dores intensas ou até mesmo qualquer dúvida, é possível buscar por uma clínica dentista 24 horas e solicitar por maiores orientações.
Considerações finais
Curtiu nosso artigo? Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe ele em suas redes sociais. Blog Fernanda Freitas Makeup. Siga nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Leia também…
Image by cookie_studio on Freepik