Cada vez mais a área da odontologia estética vem lançando inovações com a ajuda da tecnologia com o propósito de facilitar e proporcionar um sorriso estético para seus pacientes. Foi justamente assim que nasceram as facetas dentárias, consideradas como a maquiagem de um sorriso estonteante.
Se você nunca ouviu falar desse tipo de tratamento, não se exalte que você vai entender a partir de agora. Essas facetas nada mais são do que um tipo de lente colocada acima dos dentes naturais de uma pessoa, que tem o poder de transformar o sorriso mudando o formato e a cor da arcada dentária de maneira extremamente natural.
Entretanto, apesar de oferecer benefícios notáveis, essa opção de tratamento tem algumas contraindicações. Para saber quais são essas contraindicações e mais informações a respeito da lente de contato dental ou facetas dentárias, confira abaixo tudo o que precisa saber e entenda de uma vez por todas como esse tratamento funciona.
Existem casos de recomendação de uso das facetas dentárias?
Para responder essa pergunta, em primeiro lugar é preciso entender o que é de fato as facetas dentárias. Pois bem, essas nada mais são do que lentes finas, feitas de materiais utilizados para mudar as características dos dentes como tamanho, cor e formato.
Portanto, elas podem ser compostas de resina ou porcelana, com design específico, criado de acordo com as características de cada paciente. Ou seja, a faceta dental é moldada de modo individual de acordo com cada paciente e a análise do profissional dentista segunda a avaliação de exames de imagem.
Sendo assim, esse é um tratamento cada vez mais procurado, já que as facetas contam com uma aparência natural, além da possibilidade de poder escolher a cor e conseguir modelar o sorriso conforme seus objetivos.
Entretanto, não é qualquer um que pode colocar as facetas já que elas possuem indicações e contra indicações. Nesse caso, sua indicação se dá em casos como:
- Necessidade de restaurar dentes lascados ou quebrados;
- Realizar o alinhamento de dentições com tamanhos diferentes;
- Consertar diastemas (dentes separados);
- Padronizar e harmonizar o sorriso.
Também é possível corrigir as partes descoloridas ou manchas nos dentes, utilizando clareamento e limpezas profissionais.
Quais são os diferentes tipos de facetas dentárias?
Assim como mencionado anteriormente, as facetas são feitas de duas formas: resina ou porcelana. Portanto, leia a seguir as principais características e diferenças nesses dois tipos de facetas:
- Facetas de resina
O primeiro tipo, as facetas de resina, assim como o nome já indica, são feitas no próprio dente do paciente com resina, aplicada sobre sua superfície. Dessa maneira, o dentista consegue modelar essa resina de acordo com o formato desejado pelo paciente.
O uso desse material e essa técnica específica é indicada para pequenas alterações, como o preenchimento de pequenos espaços ou correção de fraturas.
- Facetas de porcelana
Quando o assunto é facetas de porcelana, o paciente deve saber que ela são feitas de porcelana sob medida, em um laboratório de próteses de acordo com o que é acordado de planejado pelo profissional dentista
Além disso, esse tipo de faceta conta com um formato de capa e funcionam como um revestimento para o dente, sendo coladas sobre o esmalte dentário.
Os dentes naturais ficam intactos?
Parte da contra indicação desse procedimento tem a ver com o procedimento de preparo dos dentes naturais. Isso porque, antes da aplicação da lente nos dentes, os dentes naturais e permanentes do paciente precisam ser desgastados para que a lente seja realmente fixada.
Uma vez desgastados não será mais possível recuperar o formato original desses dentes, e sem as lentes, esses dentes estão fragilizados e o paciente aumentará as probabilidades de desenvolver uma doença bucal. Justamente por isso que o procedimento é contraindicado para jovens que ainda não possuem dentes permanentes.
Quais alguns dos cuidados devemos tomar com as facetas dentárias?
As lentes dentais não devem ser esquecidas depois de colocadas. Isso porque é preciso não só tomar alguns cuidados como também realizar visitas regulares ao profissional dentista para checar a saúde das lentes e realizar procedimentos de manutenção, para manter não só a estética do sorriso como a saúde bucal.
Alguns dos cuidados que devem ser tomados após a colocação das lentes incluem evitar consumir alimentos excessivamente rígidos, dar preferência a escovas de dente com cerdas macias, evitar o uso de cremes dentais abrasivos e, por fim, não roer as unhas ou fumar.
Considerações finais
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
Curtiu nosso artigo sobre facetas dentárias? Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe ele em suas redes sociais. Blog Fernanda Freitas Makeup. Siga nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram.
Imagem de Holiak no Freepik