4 dicas de marketing para studio de maquiagem 5/5 (1)

Se você está começando um novo negócio de maquiagem, deve se perguntar quais as melhores técnicas para divulgá-lo e promover o sucesso, o que envolve – dentre diversas ações – o investimento em  marketing para studio de maquiagem.

Afinal, nem só a habilidade na entrega do produto gerará lucro e fidelização dos usuários. 

Para cativar e reter o cliente é necessário demonstrar o valor e diferencial da marca, o que abrange desde estratégias de comunicação e reforço de branding até a qualidade de atendimento, uma identidade clara e a experiência agregada no uso do produto/serviço.

Todos esses processos passam por uma estratégia clara e bem estruturada de marketing.

Para isso, é preciso ir até onde o cliente está, tendo uma boa presença online e um estabelecimento físico que sintetize o valor e identidade da marca. Em ambos os casos, a compreensão de quem é o público-alvo e o que ele deseja é fundamental.

Também é necessário possibilitar que esse usuário encontre e se relacione com a marca, para que ele demonstre interesse para iniciar tratativas de evolução na jornada, qualificando o processo.

Deste modo, investir em marketing pode ajudar no desenvolvimento de seu negócio, seja você uma grande maquiadora ou um renomado profissional em instalações elétricas prediais. Afinal, a estratégia é versátil, permitindo atender os mais diversos segmentos. 

Neste conteúdo em específico, no entanto, vamos nos ater às ações para profissionais de beleza e maquiagem, contextualizando alguns exemplos de estratégias que podem ser realizadas.

Fique conosco neste artigo para conhecer algumas dessas dicas e soluções relacionadas ao marketing para studio.


1. Marketing de conteúdo para o seu studio de maquiagem

Não existe serviço bem sucedido que não passe pelas mãos de um processo de marketing de conteúdo. 

Isso porque, o objetivo dessa ação é, justamente, criar relevância e autoridade para a marca. A partir da produção de materiais de valor, consegue-se promover o negócio e fazer com ele seja visto/encontrado por potenciais clientes na internet.

Como pode ser percebido, a estratégia consiste na produção de conteúdos especialmente pensados para o público, considerando a identidade da marca e os canais que essa audiência está.

O intuito é que, ao final do ciclo de relacionamento, para a solução em específico, o potencial cliente confie no seu produto, aplique algumas soluções e pense na empresa para realizar a compra final. 

Por meio da promoção e divulgação desses materiais, você terá a construção de relacionamento com um público que confia em seu trabalho, isso sem ao menos mencionar diretamente a sua marca. 

Pensemos em um escritório de decoração apartamento: Qual conteúdo pode ser promovido pelos donos do local para atrair um cliente?

As respostas para isso podem ser diversas, abrangendo: 

  1. Publicação de artigos no blog da empresa;
  2. Disponibilização para cadastro de newsletters e e-mail marketing;
  3. Criação de perfis em redes sociais para divulgar cases e serviços;,
  4. Desenvolvimento de webinar para outros profissionais, entre outras infinitas possibilidades. 

O mesmo processo pode ser aplicado ao estúdio de maquiagem, indo desde conteúdos com dicas de produtos até o ensino de técnicas para automaquiagem.

Se interessou sobre o tema? Continue a leitura pois vamos explorar mais sobre os caminhos do marketing de conteúdo para esse nicho de atuação nos tópicos abaixo.

Inbound marketing

O inbound marketing nada mais é que um traço do marketing de conteúdo responsável por captar novos visitantes para o site do seu studio. 

Considerando a tradução da grafia em inglês, a ação é conhecida como “marketing de atração” justamente por atrair o cliente para os materiais da empresa.

Geralmente isso acontece durante uma pesquisa na internet ou no momento de lazer das redes sociais ou smartphone.

A importância ocorre porque, cada vez mais, a maioria dos futuros clientes está conectado à internet de alguma forma, mas principalmente realizando pesquisas nesse ambiente.

Nesse sentido, a criação de um site, blog ou portfólio é mais do que necessário para que os usuários possam conhecer mais do serviço e dos produtos oferecidos no estúdio.

A chegada do cliente pode acontecer por meio de publicações de artigos que atestam o quanto você conhece o assunto, como dicas de maquiagens específicas para ocasiões especiais.

Da mesma forma, é possível disponibilizar materiais nas redes sociais, chamando a atenção de pessoas já interessadas no ramo da maquiagem e outros temas abordados em conjunto, como moda e acessórios.

Durante esse processo, você estará transformando simples visitantes em Leads. Ou seja, potenciais consumidores que gostaram do que você mostrou nas publicações.

O objetivo final é a conversão: fazer com que o visitante passe informações de contato para você, demonstrando interesse na marca e se tornando um lead com potencial de venda. Posteriormente, poderá se tornar um fiel consumidor do seu negócio.

Outbound

Se no Inbound o cliente busca a empresa, no Outbound é o contrário. 

Esse é o conhecido “marketing tradicional”, em que a marca faz contatos ativos. 

Nesse contexto é possível ressaltar o carro de som que passa pela rua anunciando diversos serviços, da venda de ovos até desinfetantes hospitalares. Também é fácil de reconhecer ao assistir televisão, pelos comerciais que interrompem a programação.

Na internet, ele também é presente. Sabe quando você está vendo um vídeo no Youtube e um anúncio de 5 segundos aparece antes do conteúdo que você procura? É aí que entra o outbound marketing.

Essa é uma excelente oportunidade para seu studio de maquiagem, pois sua marca também pode estar presente nesse tipo de espaço e em banners virtuais.

No entanto, a realização desse tipo de marketing pode ser um pouco mais cara, pois envolve a compra do espaço de outra rede.

Cabe ressaltar ainda, que no modelo digital, esse tipo de investimento tende a ser mais vantajoso, pois o orçamento pode ser otimizado nas campanhas e é possível estimar os resultados que serão obtidos.

Mas não é porque tudo está na internet que você não pode experimentar o marketing tradicional, inclusive em modelos mais econômicos, se for necessário ter um melhor controle do orçamento. 

Eis algumas dicas que podem ser aproveitadas por seu studio:

  • Entrega de panfletos em salões de beleza e outros comércios;
  • Participação em eventos da categoria para divulgar o estúdio;
  • Entrega de chaveiros e brindes;
  • Gravação e  transmissão de spot na rádio da sua região;
  • Uso de banners e cartazes.

As dicas da lista acima são ações de marketing para estúdio de maquiagem que podem conquistar tanto aqueles que estão passeando próximo ao espaço, mas não estão necessariamente buscando pelo serviço, quanto pessoas que já conhecem ou buscam pelo produto oferecido.

Tudo isso alinhado com as ações de Inbound Marketing vão fazer o seu negócio crescer ainda mais.

Redes sociais

Hoje em dia, para ter destaque, ser visto e interagir com o público de forma qualificada é necessário estar nas redes sociais. Desde o dono de um comércio de manutenção em notebook até o pet shop ao lado do seu estúdio. 

Inclusive, seu estabelecimento precisa ter um perfil nessas plataformas de forma estratégica, conforme as plataformas usadas pelo público.

Crie um perfil do Instagram, Tik Tok, Twitter e/ou Facebook para o seu studio de maquiagem e organize suas postagens a fim de criar uma rede de pessoas que seguem e confiam no seu trabalho.

Dentro de cada rede, você pode investir em fotos e vídeos dos seus trabalhos. Se não tem nenhum e está só começando, chame amigos ou faça vídeos em si mesma para promover suas qualidades e especialidades.

Além disso, use e abuse das plataformas para publicar conteúdos com dicas e especiais em datas comemorativas. 

Realize um planejamento e cheque sempre como está sendo o seu desenvolvimento com o público, se está gerando resultados e qual a recepção dos materiais, identificando aqueles que apresentam melhor performance..

Para a criação das suas redes, pense em exemplos de perfis que você segue, pode ser um outro studio de maquiagem, de influenciadoras, modelos ou algo fora de seu nicho como escritórios de arquitetura, mas que agreguem conhecimentos que possa replicar. 

Observe como cada um se posiciona e estude para adaptar ao seu negócio.

Resenhas

Os novos produtos que acabaram de chegar no seu studio ou uma coleção que virou moda no último desfile podem virar conteúdo para o seu negócio, por meio de resenhas e análises publicadas nas redes sociais ou no site pessoal.

Ao apostar nesse tipo de conteúdo, você mostra para o seu público o nível de autoridade que possui no assunto, além de angariar novas marcas que podem se interessar em parcerias – sejam elas de maquiagem, moda e estética, ou mesmo fabricantes de  blocos intertravados interessados em divulgar os serviços auxiliando na reforma do estúdio.

Neste caso, as marcas observam como você se relaciona com os parceiros e a credibilidade que tem ao indicar – ou não – um serviço/produto. Por isso, as oportunidades se mostram mais diversificadas.

Criação de e-mail marketing

Mais um braço do marketing responsável por construir uma forte audiência e relacionamento é a produção de e-mail marketing. 

Com a assinatura do cliente em newsletter, você obtém um modelo de comunicação frequente e mais direto, identificando quem está interessado em cada proposta enviada, bem como avaliando a forma que a audiência está respondendo aos conteúdos.

Dentro do e-mail marketing você pode postar links para os conteúdos do blog, indicações de matérias interessantes que saíram durante a semana e, claro, uma chamada para que o cliente acesse o local para a reserva de uma sessão.

O e-mail também é uma ótima ferramenta pois é um canal que todos precisam acessar ao menos uma vez ao dia, mesmo que seja para verificar os informativos ou contas.


2. Faça parcerias

Seja fotógrafos, modelos, influencers ou até uma assessoria contabilidade, uma parceria sempre vai ser uma boa ferramenta para alcançar seguidores, futuros clientes e novos interessados – como pode ser percebido.

Por isso, procure por profissionais que estejam no mesmo nível de crescimento que o seu. 

Dessa forma, vocês também podem trocar referências e ajudar um ao outro. Afinal, de forma alguma estarão competindo e, no futuro, podem servir como contatos especiais para eventos ou indicações para clientes.


3. Explore diversos formatos

É claro que o principal atrativo de uma maquiagem é o resultado final que proporciona, a foto de todo o trabalho, a sua obra de arte e quais produtos possibilitam alcançar esses resultados.

Cada vez mais, contudo, vemos nos feeds das redes sociais vídeos e gifs sendo compartilhados e produzidos em prol da divulgação do trabalho e o teste de materiais. 

Afinal, eles podem exibir o resultado de forma mais dinâmica, bem como todo o processo de maquiagem e testagem, inserindo em um contexto mais real para o potencial cliente.

Nesse sentido, é importante tirar ótimas fotografias, com capricho da luz, sombra e enquadramento, mas também gravar um vídeo mostrando o processo nos bastidores ou um gif que dê atenção para o antes e depois da sua maquiagem.


4. Trabalhe a sua imagem

Todas ferramentas mencionadas acima darão suporte e base para uma das ações mais importantes no processo de marketing digital: a formação da imagem do seu negócio. 

O seu posicionamento, aquilo em que você é boa, o modelo de maquiagem em que você é especialista e os clientes que mais engajam e são ideais para você serão reforçados dessa forma e se reconhecerão na identidade da marca.

Pense em diversos exemplos, das celebridades renomadas até a contratação de profissões mais afastadas do digital como serviços de topografia

Para possuírem mais serviços, clientes e empresas interessadas em parcerias, o marketing deve passar pela confecção da personalidade, identidade e qualidade proporcionada no trabalho. Assim, mais atenção é conquistada e, consequentemente, mais lucro.


Considerações finais

Depois dessas dicas, é possível começar um planejamento eficaz para aplicar em seu estúdio, conforme as necessidades e objetivos do seu negócio.

Por isso, comece a estudar, planejar e colocar em prática as principais ideias do marketing, ou conte com o apoio de profissionais do setor de marketing e publicidade para ter um studio de maquiagem de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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Imagem: zhugewala

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