Dicas de maquiagem para o ambiente corporativo

É muito importante quando a pessoa consegue se sentir bem e ter uma autoestima elevada, seja em uma ocasião especial, ou na correria do dia a dia. Para auxiliar nesse processo, a maquiagem para o ambiente corporativo pode ter um papel determinante.

Adotar práticas de cuidado e beleza, para manter a autoestima e o bem-estar geral é necessário para a qualidade de vida. 

Mais do que beleza, o cuidado com a pele e rotinas de skincare e maquiagem podem contribuir com a postura e posicionamento, trazendo mais confiança e qualidade de vida para as colaboradores. 

No entanto, em alguns ambientes e contextos, alguns cuidados podem ser necessários, de modo a trazer uma boa imagem, atuando no marketing pessoal.

Tendo em vista a identidade de uma marca e até a sobriedade desejada para reuniões, por exemplo, a maquiagem pode ser utilizada como uma aliada para reforçar a mensagem que se deseja transmitir.

Isso também vale para o ambiente corporativo, em que desde o processo de seleção, as empresas levam em conta o fato da pessoa ter uma boa imagem e o potencial. 


Aspectos da maquiagem no trabalho e sua relevância

Em relação a maquiagem, quando aplicada estrategicamente, pode até trazer a sensação de mais profissionalismo e preocupação com a ocupação do cargo, tendo em vista a preparação para a entrevista/reunião.

Por isso, a maquiagem para o ambiente corporativo pode ser um processo bastante importante para os colaboradores. 

O funcionário também representa a empresa e, assim como é fundamental trazer uma boa imagem da empresa para o cliente, o funcionário também deve se preocupar com sua aparência e a mensagem que transmite a partir dela. 

Em relação ao negócio, é preciso haver um alinhamento entre as identidades e missões da marca e do colaborador. Ou seja, é preciso considerar o que sua imagem tem passado para os clientes e se há protocolos no negócio para isso.

Em empresas mais formais, por exemplo, a adoção de maquiagens mais neutras e sóbrias são bem quistas, enquanto maquiagens de forma exagerada podem ser vistas de forma negativa. 

Dessa forma, conhecer as regras da empresa e entender como funciona o ambiente de trabalho são itens indispensáveis para realizar uma boa maquiagem para o ambiente corporativo.

Por conta disso, neste artigo traremos dicas de maquiagem para trabalho e como ela pode ajudar as pessoas a se sentirem mais confiantes, seguras e bonitas ao desenvolverem sua atividade de trabalho.

Se você quer conhecer mais sobre o assunto, confira as dicas dispostas no decorrer do artigo. 


Contextualizando um pouco sobre a maquiagem

A maquiagem não entrou na vida das pessoas agora, sendo considerada uma arte vista desde a época do antigo Egito. 

Com o passar dos anos, ela foi se aprimorando e servindo como um elemento de expressão, destaque e beleza. 

Assim, de nobres, realeza a profissionais dos mais diversos segmentos nos dias atuais, as maquiagens evoluíram e alcançaram novos patamares e públicos.

No ambiente de trabalho, assim como em ocasiões mais formais, é necessário adotar um tipo de ética e de comportamento para a aplicação de cores, recorrendo a tons mais sóbrios. 

Inclusive, existem alguns locais que são mais burocráticos e que exigem uma formalidade na realização de ações, inclusive, estabelecendo critérios para uma maquiagem.

Além disso, no caso de profissionais que irão realizar a apresentação de projetos de arquitetura para os clientes ou para a chefia, uma boa imagem se mostra ainda mais essencial e requer um preparo anterior.

Assim, é necessário reconhecer o público e a necessidade de adequar as cores usadas.


Passo a passo para uma boa make de trabalho 

Para arrasar na make corporativa, existem alguns passos que podem ser seguidos. 

O primeiro deles diz respeito ao processo de hidratação, preparação e segurança da pele, como o uso de protetores. 

Além disso, é preciso considerar que a cútis pode ficar bastante ressecada no frio e, por isso, é importante realizar um preparo de pele, até para evitar reações aos pigmentos.

Para hidratá-la é possível fazer a aplicação de um primer, que ajuda a retirar o brilho e a oleosidade da pele, além de contribuir para o fechamento dos poros. 

Preparação da pele

Para aplicação da base, recomenda-se o uso de uma esponja úmida, pois isso faz com que a aplicação apresente mais leveza e seja feita uniformemente.

Para as pessoas que sofrem com olheiras, recomenda-se o uso de corretivo e, para secá-lo, basta dar algumas batidinhas com a utilização de um pincel adequado e pó de arroz ou banana.

A base costuma ser selada com o pó facial, que ajuda a reduzir a oleosidade da pele, além de trazer um acabamento mais bonito à maquiagem. 

Atenção aos detalhes

No ambiente de trabalho, quanto mais a pele estiver natural, melhor! Por isso, cuidado com os exageros. 

Para complementar a make e finalizar a pele, é possível fazer a aplicação de um blush, para corar um pouco as bochechas, assim como de um iluminador para destacar alguns aspetos da face.

A make pode ser feita levando em conta a aplicação de sombras mais claras, pastéis ou tom nude ou tons que combinem com o contraste e tom de pele, mas que sejam sóbrias.

Lembre-se que no côncavo do olho é possível utilizar uma sombra mais escura, pois isso traz profundidade ao olhar. 

Além disso, é importante ter uma atenção especial às sobrancelhas, para que elas estejam arrumadas e pareçam naturais. 

Para complementar é possível utilizar um rímel para destacar mais os olhos, assim como um lápis de olho, lembrando de dar uma esfumada para suavizar.

Por fim, lembre-se de hidratar os lábios e, após isso, aplicar um bom batom, de cor a sua escolha ou conforme regras estabelecidas no manual de profissionais. Lembre-se que em alguns locais mais formais, é indicado o uso de cores mais claras. 

Para realizar uma ótima maquiagem para o seu trabalho, como em uma empresa de engenharia civil, é fundamental ter os produtos certos e mais adequados  para características específicas da sua pele, seja ela seca ou oleosa, por exemplo. 

Os principais materiais que podem ser aplicados são:

  • Base e pó de qualidade;
  • Primer para conter a oleosidade;
  • Pincéis adequados e higienizados;
  • Esponjas para aplicação do produto;
  • Água micelar;
  • Sombras mais neutras e com opacidade;
  • Blush e iluminador;
  • Fixador de maquiagem;
  • Delineador e rímel.

A partir disso, existem alguns pontos que precisam ser considerados na forma de se maquiar para o trabalho, seja em uma empresa de manutenção de ar condicionado ou como gerente de atendimento ao público em um banco. 

Afinal, independentemente do setor, é crucial destacar as qualidades e estar alinhado às diretrizes da empresa, promovendo mais bem-estar e confiança. 


Pontos a serem considerados 

Com o entendimento sobre como uma maquiagem pode ser feita para (a partir de) seu ambiente corporativo, vamos compreender alguns pontos que precisam ser considerados, ao realizar a maquiagem.

Isso deve ser feito de modo a evitar erros na pigmentação dentro do seu ambiente de trabalho, que pode ser desde um ambiente hospitalar até uma empresa de terceirização de limpeza

Assim, é fundamental considerar o contexto em que está inserido e como se adequar melhor a esse espaço e a expectativa dos clientes.

Erros de maquiagem no ambiente corporativo

Alguns erros podem acabar atrapalhando a sua imagem no ambiente corporativo, seja por conta de uma make mal feita ou por realizar o processo de forma inadequada, interferindo na imagem pessoal ou até na beleza e confiança. 

Além disso, tons fortes podem causar má impressão em alguns ambientes, demandando cautela.

Listamos alguns erros a seguir, para que você os evite ao realizar os serviços de conserto de equipamentos hospitalares:

  • Não espalhar a base corretamente;
  • Utilizar um blush muito forte;
  • Fazer olhos muito escuros;
  • Fazer uma make com muito brilho. 

O tipo de maquiagem, cores e o modo de utilizar depende do seu local de trabalho. É claro que existem espaços que são mais abertos e menos formais, o que faz com que o trabalhador fique mais à vontade.

Contudo, existem alguns ambientes corporativos e espaços que requerem uma cautela maior no momento de trabalhar, sendo mais formais.

Por exemplo, não dá para ir a uma audiência ou para um ambiente hospitalar com uma maquiagem muito carregada, pois isso pode trazer a impressão errada aos pacientes.

Como cuidar melhor da pele?

Existem algumas dicas que podem te ajudar a melhorar sua make dentro do ambiente corporativo.

O primeiro passo é preparar e hidratar sua pele, pois uma pele bem cuidada sempre traz uma boa impressão acerca da pessoa.

A higienização é importante nesse processo, assim como o uso de sabonete específico e de tônico facial. 

Para manter a pele cuidada, lembre-se de remover a maquiagem no momento de ir dormir. Isso ajuda a evitar o envelhecimento da pele. 

Outra dica para os cuidados da pele é ter cuidado com a energia solar Fortaleza preço, pois os raios solares podem trazer danos à saúde da pele. 

Nesse caso, é fundamental fazer uso de um bom protetor solar. Inclusive, existem algumas maquiagens que contam com esse tipo de proteção, ajudando na proteção.

Por fim, a saúde da pele depende da sua ingestão de água. Quanto mais água tomar, mais hidratada e saudável sua pele ficará.

Menos é mais na maquiagem para o ambiente corporativo

Como temos dito no decorrer deste artigo, a partir do conhecimento sobre como é a política da sua empresa de PABX em nuvem e as regras e permissões quanto à imagem, é importante fazer uma make mais leve. 

Ou seja, é bom investir em um blush mais suave, assim como pentear bem as sobrancelhas. 

Tome cuidado com o contorno e preenchimento das sobrancelhas feitos com lápis, pois isso requer um cuidado e atenção para não deixá-la muito marcada. 

Outra dica para quem se maquia para o trabalho é sempre ter uma bolsinha ou necessaire para retocar a make de forma adequada quando necessário. Isso porque com o decorrer do dia a maquiagem pode sair ou borrar, demandando retoque.

Uma recomendação do que levar nessa bolsinha são alguns lenços que ajudam na contenção de oleosidade e lenços demaquilantes. 

Esses elementos ajudam no processo de limpeza da pele e contribuem com a reaplicação adequada dos produtos, sem qualquer mancha, por exemplo.


Mas, por que passar maquiagem antes de ir para o trabalho?

Em alguns casos, isso pode trazer mais credibilidade e confiança em relação à sua imagem, ajudando até mesmo em um processo de contratação, assim como na venda de produtos e serviços. 

Afinal, o autocuidado é refletido na imagem e passa mais seriedade e segurança para o interlocutor.

Contudo, algumas pessoas preferem não se maquiar por diferentes motivos. Assim, o mais importante é cuidar da pele para garantir sua saúde e atentar-se ao asseio, como pentear os cabelos e sobrancelhas. 

A preparação da pele ou o uso de um ou dois produtos também pode ser realizado, mantendo a pele mais natural.

Já para quem tem dificuldade em se maquiar no ambiente de trabalho de reformas residenciais, existem alguns aplicativos e consultorias que podem ajudar e trazer dicas sobre como fazer esse processo de forma rápida e adequada. 

Por isso, seguindo nossas dicas, sem dúvidas você ficará linda e pronta para desempenhar um excelente trabalho, levando em conta uma imagem comprometida com a credibilidade empresarial e com a autoestima.

Além disso, com o uso da maquiagem ocorrendo de forma correta, você conseguirá se sentir ainda mais confiante. 


Considerações finais

Curtiu nosso artigo? Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe ele em suas redes sociais. Blog Fernanda Freitas Makeup. Siga nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Imagem: Wavy hair photo created by lookstudio – www.freepik.com