Influenciador de maquiagem: dicas para abrir seu próprio canal

A internet se tornou um campo fértil para que as pessoas possam se destacar em serviços diversos, mas principalmente em áreas que possuem habilidades e de forma autônoma. Isso pode levar a atuações como influenciador de maquiagem, seguindo por um caminho profissional focado no ambiente online. 

No caso de um influenciador de maquiagem, as oportunidades se mostram ainda mais amplas, pois há milhões de pessoas que buscam por dicas e tendências para realizar maquiagens próprias, um delineado perfeito ao redor dos olhos, um batom que combina com a pele, ou mesmo as tendências da moda. 

Mais ainda, buscam cada vez mais por formas de melhorar os cuidados com os materiais e até mesmo dicas de produtos que podem adquirir – ampliando os potenciais de atuação dos influenciadores.

De olho nessas pessoas habilidosas, as próprias empresas do segmento de produtos de beleza, com foco em bem-estar e autoestima, ou mesmo de cosplays e fantasias, tendem a investir em um influenciador de maquiagem, ou vários, para alcançar uma gama abrangente de público.


Oportunidades e pontos de atenção

Como um influenciador de maquiagem na internet, você pode falar sobre suas rotinas de beleza, se maquiar na frente de uma câmera, compartilhar experiência com produtos de beleza e, em troca, pode ser pago – seja com publicidade e acessos, ou com parcerias e patrocínios, inclusive, hoje muitos influenciadores criam suas próprias linhas de produto.

Mas, de modo geral, as marcas querem criar parcerias e colaborações, principalmente por conta de habilidades criativas, alcance e segmentação do público e o potencial de realmente influenciar consumidores. 

No entanto, para obter sucesso e ter uma boa atuação, é preciso ter planejamento, foco e dedicação.

Ser um influenciador de maquiagem é mais do que receber produtos gratuitos e viagens pagas.

Esse é um trabalho como qualquer outro e que, por ser autônomo, demanda até mais disciplina, principalmente no início da atuação. Inclusive, precisa de um bom gerenciamento de riscos, para evitar transtornos e garantir o faturamento.

Há também o mercado extremamente competitivo que o desafia todos os dias. 

Até pouco tempo atrás, os influenciadores de beleza estavam surgindo nas mídias sociais e conseguiam se estabelecer com menos dificuldades.

Contudo, a situação mudou desde então e quem quer se tornar um influenciador de maquiagem e beleza precisa mostrar verdadeira dedicação e esforço, se destacando no nicho e promovendo identificação junto ao público que deseja atuar. 

Assim, seja atuando com dicas para maquiagens cotidianas ou demonstrando destreza com maquiagens artísticas, é crucial definir o nicho e ter um planejamento claro para levantar conteúdos atrativos para o público.

Por isso, ter um plano e “fazer as jogadas certas” são a sua melhor aposta para ter uma carreira de sucesso como influenciador de maquiagem.


O que é ser um influenciador de maquiagem?

Por si só, um influenciador é um indivíduo com autoridade sobre determinados temas e entre um público que o respeita por todo o conhecimento proporcionado, desde que seja dentro de nichos específicos. 

Os influenciadores têm o poder, exatamente, de influenciar a decisão de compra e de hábitos de rotina dos seguidores, daí o nome para esses criadores de conteúdo influentes na internet.

Esse poder evoca o interesse das marcas em cooperar com os influenciadores. 

Nesse modelo, as marcas pagam a essas pessoas influentes para falarem sobre os produtos e, portanto, aumentam o interesse do público, bem como a taxa de venda, devido a confiança agregada pela indicação junto ao público do influenciador.

A maioria dos influenciadores começa a ganhar uma renda mais considerável promovendo o produto das marcas e fazendo parcerias. 

Eles apresentam um tipo de abordagem publicitária específica e em alguns casos mais natural, e é por isso que o marketing de influenciadores surgiu.

A razão que faz as pessoas seguirem o que o influenciador faz e fala é a expertise desse profissional digital no segmento escolhido, neste caso com relação à beleza e estética, bem como a identificação proporcionada junto ao público, que se espelha no profissional. 

Com isso, mesmo se o influenciador falar sobre uma manutenção de nobreak que foi realizada em seu apartamento, os seguidores ouvirão com atenção e absorverão dicas e informações sobre o que ocorreu para necessitar do serviço.

A interação com os seguidores constrói uma conexão direta, como um laço mais íntimo, fazendo com que as pessoas gostem de acompanhar o profissional e valorizem as opiniões trazidas.

Para a atuação, o influenciador pode se enquadrar em diferentes categorias, sendo as principais categorias compreendidas:

  • Blogueiros;
  • Celebridades;
  • Influenciadores de rede social;
  • Líderes de opinião;
  • Podcasters;
  • YouTubers.

O principal canal de comunicação para influenciadores são as plataformas de rede social. YouTube e Instagram são as mais populares. 

Canais utilizados para conteúdo de influência

Enquanto os vídeos dos influenciadores foram popularizados no YouTube, iniciando as principais atuações online, o Instagram foi quem disparou a presença e proximidade de público e marcas junto a esses profissionais.

Para entender melhor o alcance ou compreender como iniciar a jornada e quando é classificado enquanto influenciador, um número considerável é de ao menos 1.000 pessoas seguindo em uma rede social como o Instagram. 

A partir desse número, você pode se enquadrar na categoria de influenciador de maquiagem, se essa é sua vocação, evidenciando técnicas e produtos.

Apesar de parecer um número ‘baixo’, principalmente quando comparado aos grandes nomes atuais, há uma razão pela qual os nano-influenciadores atraem a atenção das marcas: a interação mais direta e intimista com seguidores segmentados. 

Assim, apesar de parecer um menor volume de alcance, há mais fidelização e qualificação do público. Consequentemente, a marca sabe exatamente quem está atingindo e que é uma audiência que também corresponde aos valores da marca, tendo mais predisposição à compra.

Ou seja, os usuários e influenciadores se envolvem mais. 

Com isso, as pessoas curtem e compartilham o que é postado mais facilmente, e também têm uma conexão mais próxima a eles, mesmo que estejam em um ambiente climatizado com ar condicionado em Salvador, há identificação.

As marcas perceberam que as pessoas são mais propensas a ouvir recomendações de influenciadores que se comunicam com elas, mais até do que celebridades, e isso reforçou a necessidade de colaboração entre um influenciador de maquiagem e uma marca do setor. 

Como é possível observar, não é tudo sobre o número de pessoas que seguem você.

O que faz de você um influenciador de maquiagem valorizado é sua capacidade de afetar as opiniões das pessoas, e como seu conteúdo é apresentado.


Encontre o nicho como influenciador de maquiagem

Para se tornar um influenciador de maquiagem e beleza, primeiro você precisa decidir qual é o seu nicho. 

“Beleza” é uma noção ampla e, como influenciador de beleza, você pode abordar muitos tópicos diferentes e criar sub-nichos para a atuação mais centrada. Isso auxilia no contato com marcas e seguidores.

Alguns influenciadores de beleza são maquiadores profissionais, outros podem até trabalhar um período em uma empresa de engenharia civil e também atuarem com maquiagem de clientes aos finais de semana.

Da mesma forma, enquanto alguns são especialistas em cuidados com a pele e trazem dicas relacionando estética e saúde, outros podem trabalhar no mercado financeiro e ter a maquiagem artística como hobby, dando dicas para realizar desenhos diferentes.

Por isso, comece pensando no que você faz de melhor. Você é bom em fazer que tipo maquiagem? Quais técnicas e segmentos mais gosta? 

Você tem experiência com produtos de beleza? Você encontrou skincare que faz maravilhas? Seu cabelo é um destaque em qualquer lugar que vai? Ou máscaras “Faça Você Mesmo” são sua especialidade? 

Embora você possa incorporar muitos tópicos diferentes e tornar seu conteúdo diversificado, é mais fácil começar com algo em que você possui uma habilidade arrebatadora e faz destacar dentre outros profissionais. Tente determinar 5 tópicos principais de abordagem.


Qual a melhor plataforma para ser influenciador?

Como influenciador de maquiagem, você tem várias opções na hora de compartilhar seu conteúdo, seja a partir de um apartamento com portas corta fogo ou um quarto de uma casa. 

Os influenciadores de beleza se concentram principalmente em 4 plataformas:

  • Blog
  • Facebook;
  • Instagram;
  • Youtube.

Um blog é perfeito para depoimentos elaborados, dicas, listas e, principalmente, se você não quiser se expor logo de cara. No entanto, você deve ter em mente que o blog exige boas habilidades de escrita e as redes – atualmente – agregam mais alcance e propostas dinâmicas.

Se você consegue atuar naturalmente na frente da câmera, o YouTube pode ser a sua melhor escolha.

Com uma personalidade divertida e carisma que brilha na tela, você pode se concentrar em criar conteúdo de vídeo e usar o YouTube como sua plataforma. 

O YouTube também é uma boa opção se você for melhor em explicar suas experiências e compartilhar dicas verbalmente, em vez de por escrito, em materiais mais longos. 

Caso haja orçamento, um estúdio pode contar com móveis com estrutura de ferro, iluminação adequada e todos os produtos que são utilizados para demonstrar o início, meio e fim da maquiagem e pode ser uma excelente opção de parceria.

Por fim, o Facebook e Instagram são plataformas de fácil compartilhamento, sendo ambientes em que os entusiastas da beleza com orientação visual podem compartilhar suas imagens estéticamente agradáveis ​​junto com informações úteis. 

Como são redes sociais em que materiais de consumo mais rápido são priorizados, você precisará manter suas postagens curtas e agradáveis ​​ou juntar um blog ou canal do YouTube com o Facebook e o Instagram.

Todas as plataformas possibilitam alcançar patrocínios, mas também podem possibilitar ações de ADS, tanto para alcançar novos seguidores (nas redes sociais), como disponibilizar espaços para outros anúncios – conquistando renda – no blog e Youtube.

Para uma atuação mais diversa, é possível avaliar mais de uma plataforma para disponibilizar os conteúdos e é importante fazer uma integração entre as plataformas caso essa seja sua escolha para divulgação de conteúdos.


Dicas para ser um influenciador de maquiagem

A questão que intriga muitas pessoas é: como se tornar um influenciador de maquiagem de sucesso? Como se tornar aquela pessoa com quem as marcas desejam colaborar e os seguidores aguardam ansiosamente pelo próximo post?

Infelizmente, não existe uma fórmula mágica que garanta o sucesso, mas existem maneiras comprovadas de direcionar seus esforços de influenciadores na direção certa e otimizar os resultados obtidos. 

  1. Decida quais canais deseja se concentrar

Atuar em apenas uma plataforma pode limitar o alcance e a oportunidade de divulgação. Contudo, espalhar-se muito, ou seja, estar presente em todos os canais, pode resultar em falta de qualidade e direcionamento nos conteúdos.

A melhor opção é escolher uma plataforma principal e uma secundária de apoio. Posteriormente, é possível aprimorá-la com outras, verificando os conteúdos possíveis de suporte. 

Se você optar por mais de 2 canais, preste atenção em qual deles tem mais engajamento e reoriente sua criação de conteúdo para o crescimento desse canal e o utilize as demais para materiais diversos e que direcionam para a rede prioritária.

Por exemplo, se seu canal for o Youtube, reels e stories no Instagram podem ser usados para criar curiosidade sobre um novo vídeo postado, convidando os seguidores a irem até o Youtube conferir o material na íntegra. 

Ainda na rede social, é possível postar fotos de resultados no feed, destacando que um vídeo ensinando a fazer a maquiagem também será postado no Youtube.

  1. Publique conteúdo de alta qualidade

Com a competição acirrada, você não pode pensar em nada que não seja de alta qualidade, até mesmo nas peças para compressor de ar dedicadas ao setor de beleza e que podem compor o cenário – que demandam manutenção para não trazer ruído aos vídeos, por exemplo.

Talvez demore para você reunir todo o equipamento para vídeos de alta qualidade ou contratar um web designer para criar seu blog, mas valerá a pena, e é possível ir priorizando as ferramentas que mais impactam o canal principal de criação de conteúdo.

Não se contente com nada menos do que criar conteúdo incrível. É com isso que você tem de contar para conquistar o público.

  1. Planeje o conteúdo publicado

Fazer tudo de forma natural é essencial, pois um influenciador de maquiagem pode atingir milhares de seguidores e transformar, de uma maneira segura, o dia, ou a noite, de uma pessoa ao elevar a autoestima. A autenticidade é fundamental para criar identificação real e trazer bons resultados.

Ainda assim, é preciso ter consistência e planejamento, pois isso é essencial para causar impacto no mundo dos influenciadores de maquiagem. 

Especialmente para os novatos que ainda precisam reunir seu exército leal de seguidores. Você precisa produzir conteúdo regularmente para atrair e reter a atenção do público. 

Sem um plano e cronograma claro, produzindo alguns materiais com antecedência, isso será difícil de fazer. Pense no seu conteúdo com carinho e tempo para não acabar com posts chatos e improvisados ou despender mais tempo que o necessário para desenvolver materiais.

  1. Promova seu canal

Qual é o sentido de um ótimo conteúdo se ninguém vai vê-lo? Além da criação de conteúdo em uma sala sob medida, você deve passar a maior parte do tempo promovendo as publicações. 

Espalhe as boas novas entre seus amigos e conhecidos e, claro, use as redes sociais e até mecanismos ADS para alcançar mais pessoas.

Se você tiver orçamento, não hesite em usar as postagens patrocinadas para promoção. 

Não se esqueça de usar hashtags que melhorarão a visibilidade do seu conteúdo nas plataformas em que essa ferramenta for possível. 

Também preste atenção às tendências e os mecanismos que contribuem com um melhor posicionamento e divulgação de materiais. 

As plataformas tendem a melhorar a distribuição de conteúdos que se alinham aos formatos mais novos e os usuários também interagem mais com esses conteúdos, possibilitando um melhor resultado.


Conclusão

Seja você mesmo. Um influenciador de maquiagem deve entender que, dentre tantos aspectos, ter uma boa comunicação e interação com os seguidores é essencial. Mais ainda, preservar sua identidade é essencial, determinando o perfil de seguidores e marcas com as quais fará parceria. 

Ao ser fiel a sua identidade e traços, mais verdade e identificação transmitirá, e mais fácil será elaborar conteúdos orgânicos e patrocinados e criar uma ponte entre os seguidores e marcas.

Lembre-se que essas relações é que vão determinar seu sucesso ou seu fracasso e, por isso mesmo, os seguidores merecem sua atenção. Dessa forma, as marcas também vão perceber você e saberão se você levará potenciais clientes para a marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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