Maquiagem para Fotografia: Dicas e Truques para Acertar no Look da Sessão

A maquiagem é um elemento bastante importante tanto do ponto de vista da autoestima, mas também, para expressar reações e sentimentos. No caso da maquiagem para fotografia, ela ainda pode adquirir um aspecto artístico e pode funcionar de várias maneiras.

Ou seja, é possível investir desde uma make neutra, para embelezar a modelo com um visual para o dia a dia, assim como aplicar em um aspecto artístico. 

Por isso, é fundamental compreender quais são os melhores produtos a serem utilizados e a interferência disso no resultado da sua foto. 


Processo de fotos e boa maquiagem

Muitos fotógrafos possuem algumas dúvidas sobre como fazer uma maquiagem para fotografia, já que as situações podem ser diferentes, e é importante destacar tanto a imagem quanto o trabalho feito na pele.

Para isso, inicialmente, é importante saber que é preciso adequar a imagem e a fotografia à proposta solicitada e a iluminação é crucial para um bom trabalho, possibilitando uma melhor imagem e uma valorização da maquiagem.

Por exemplo, no caso de um anúncio para uma agência de intercâmbio em SP, a maquiagem deve remeter a algo mais sóbrio e natural, trazendo o aspecto de uma estudante saudável e animada e, geralmente, conta com aspectos de neutralidade. 

É comum que, nesses casos, uma base mais neutra e matte seja utilizada para reduzir o brilho da pele e para trazer mais equilíbrio entre os tons, removendo possíveis manchas. Também pode ser aplicado um rímel sem cor e batons em tons claros.

Já para ensaios sensuais, uma maquiagem mais forte, como um batom vermelho e cílios bem marcados são mais comuns.

Nesse caso, alguns artifícios podem ser utilizados para compor a imagem e contextualizar cenários, como os sprinkler comumente usados na prevenção e combate a incêndio, para contar uma história no ensaio.

Nessas situações, é importante que a maquiagem usada no ensaio seja à prova d’água ou conte com outras propriedades para preservar a imagem da modelo.

Isso significa que algumas particularidades e casos especiais devem ser compreendidos e fazer parte do conhecimento do fotógrafo, assim como do corpo técnico que está preparando o ensaio, para que o uso da maquiagem seja o mais adequado à situação.

Dessa forma, existem algumas regras que são básicas e que podem contribuir no dia a dia de um fotógrafo, e que também são interessantes para o conhecimento de quem irá realizar um ensaio e deseja aproveitar da melhor forma esse momento.

É sobre isso que falaremos neste artigo! Prossiga a leitura para entender mais sobre o assunto. 


Por que a maquiagem é importante durante uma sessão de fotografia?

As pessoas podem buscar por uma sessão de fotografia por vários motivos, sendo que alguns acontecimentos tem mais destaque para a realização do ensaio, como:

  • Gestação;
  • Bodas;
  • Aniversários;
  • Noivado ou casamento. 

Esses são apenas alguns dos pedidos mais comuns no momento de fechar um pacote de fotografia e de montar um cenário mais delicado, com o uso de uma cesta básica Campo Grande MS (para casais apaixonados) ou a escolha de outros cenários conforme o contexto.

Em todas as situações, tanto a maquiagem quanto a vestimenta e os cenários propostos são usados de modo a compor a história determinada para o ensaio.

A maquiagem surge nesse contexto como um elemento que favorece a expressão e aumenta a autoestima durante a captura, que será um registro memorável de uma data especial.

Cada vez mais, as câmeras são modernas e captam muitos detalhes que podem desagradar o cliente. Nesse caso, a maquiagem surge como um item indispensável. 

Inclusive, se engana quem pensa que a maquiagem deixa somente o rosto mais bonito. 

Pelo contrário, ela pode remover reflexos, agregar uma textura de suavidade e até mesmo trazer outros detalhes que são importantes no momento de conceber uma boa imagem. 

Esses detalhes fazem toda a diferença no resultado final da obra e do desejo de expor ou guardar essas imagens. No caso de publicidade, isso pode trazer ainda mais valor aos produtos anunciados.

Assim, esse é um recurso que pode ser utilizado tanto por mulheres quanto por homens, de modo a valorizar aspectos estéticos e reduzir outros, como a luminosidade da pele.

Neste sentido, além de uma make mais tradicional e neutra, também podemos destacar a maquiagens artísticas.

Neste modelo é possível recriar rostos, desenhar elementos e criar imagens maravilhosas e que compõem diversas propostas, tanto para divulgação do trabalho do maquiador como para mostras artísticas ou ensaios cênicos e para publicidade de áreas mais específicas, como de maquiagem e moda.

Assim, consegue-se perceber que a maquiagem é um item obrigatório, seja na fotografia em estúdio simulando um projeto cozinha industrial (que costuma ser mais controlada), ou em ambientes externos, como na gravação de uma campanha em parques. 

Dito isso, vamos conhecer alguns truques que podem ser utilizados para que sua foto fique ainda mais bonita.


Dicas de maquiagem para fotos mais bonitas

Existem alguns estudos que mostram que a fotografia do lado esquerdo fica mais bonita do que a do lado direito, pelo fato de que essa parte do rosto consegue transmitir mais emoção, atraindo o olhar das pessoas que se deparam com a imagem.

Mas, para que sua imagem fique ainda melhor, existem alguns truques e conhecimentos que precisam fazer parte do repertório de informações do fotógrafo e isso vai desde o ângulo usado até a aplicação da maquiagem de forma adequada.

  1. Reflexos e brilho

Nossa primeira dica é direcionada para a ação de evitar reflexos que podem atrapalhar a imagem. 

É muito importante, nesse caso, utilizar produtos que tenham um acabamento fosco, sobretudo, quando falamos do uso da base, que é um produto que pode aumentar ou reduzir o brilho da pele e impactar no resultado final.

Existem algumas makes que podem trazer esse aspecto da aparência natural, ou a sensação de que a pessoa está sem maquiagem. Nesse caso, se a intenção for essa, esse é o caminho.

Em outros casos, contudo, a intenção é utilizar brilhos, que podem ser inseridos tanto no look, como na make. Para isso, a aplicação deve ser feita com ponderação e em pontos estratégicos, considerando realces.

Geralmente, esse brilho pode ser inserido em locais como a pálpebra dos olhos, a partir de sombras, assim como nos lábios (por meio da aplicação de gloss e batom). Alguns blushes e iluminadores também cumprem muito bem essa função. 

Também é preciso considerar o objetivo da imagem, de modo a definir melhor quais os pontos devem ser realçados com brilho e quais tipos e tons podem ser utilizados.

É muito importante saber até que ponto é necessário utilizar o brilho, para evitar os reflexos indesejados na imagem. Por exemplo, o uso de cetim e glitters podem prejudicar as fotografias. Diante disso, todos esses elementos precisam ser pensados!

  1. Destaque do olhar

Outra dica que pode ajudar a realçar a beleza do modelo é intensificar o destaque no olhar, seja para uma gravação em estúdio ou em ambiente externo, por meio do uso de plataforma elevatória preço.

Mesmo em uma imagem com uma make mais neutra, os olhos podem ser destacados com o uso de alguns tons mais escuros ou a demarcação de sobrancelhas e cílios.

Além disso, existem técnicas de sombreamento e contornos que ajudam nesse processo de definição e destaque de partes do rosto que precisam ser valorizadas, trazendo mais força à expressão.

  1. Ambientalise a maquiagem

No momento de escolher a maquiagem, é importante analisar qual é a temática e objetivo da foto, assim como o look que será utilizado. 

Por exemplo, em um piquenique ou em fotos na natureza, uma maquiagem muito forte pode soar deslocada do ambiente e comprometer o resultado obtido.

  1. Compreenda as características do(a) modelo

Por fim, o entendimento sobre a estética das pessoas que serão maquiadas e sua propriedade para atuar com os mais diversos tipos de pele também é fundamental.

Assim, é importante conhecer também as características do modelo, levando em conta o tom de sua pele, a cor dos olhos, o tipo de rosto, dentre outros fatores que podem afetar diretamente na imagem e na maquiagem a ser feita.

Com isso, é possível saber o que será necessário destacar para obter os resultados esperados com qualidade e quais produtos devem ser levados para a sessão.


Adaptação de acordo com o briefing

O briefing consiste em um resumo do que será o projeto fotográfico. Ele serve como um elemento norteador que contém os aspectos indispensáveis para a realização do trabalho. 

Cada projeto fotográfico terá um briefing diferente, exigindo que ocorra uma adaptação não somente da maquiagem, mas também do cenário e figurino, necessidade de aluguel de espaços e até equipamentos.

Para compreender melhor essa necessidade, considere que é muito comum que as empresas contratem um projeto de fotografia para a realização de anúncios. 

Dito isso, imagine que uma empresa de orçamento obra residencial deseja divulgar um novo empreendimento e deseja realizar um ensaio fotográfico dos imóveis para isso.

Nesse segmento de atuação é muito comum a imagem que mostra um casal sorrindo com a chave da sua casa e, nesse caso, a naturalidade é fundamental. 

Para isso, o figurino e a maquiagem devem se assemelhar aos usados no dia a dia, para que o público se veja nessa imagem.

Ou seja, projetos como esses trazem um tom de leveza, de cotidiano e dia a dia, e requer o uso de uma maquiagem mais neutra dos modelos, apenas realçando a beleza e minimizando manchas, por exemplo.

No entanto, em outros contextos, o anúncio também pode ser feito do ponto de vista mais complexo, envolvendo situações de periculosidade ou artísticas, demandando maquiagens mais marcantes ou com mais resistência a alguns aspectos.

Por exemplo, a venda de alarmes de incêndio pode requerer a simulação de um local mais quente, sendo necessário realizar uma maquiagem artística e com o uso de produtos mais adequados ao calor para que a qualidade da maquiagem seja mantida durante a sessão.

Cada situação, portanto, vai exigir um tipo de reação por parte da empresa e é essencial estar atento a esses diferentes cenários para qualificar as maquiagens e as fotografias.


Glow-up: uma série que pode te ajudar

A série Glow-up, lançada em 2019, é uma produção muito indicada para quem ama maquiagem (sobretudo, maquiagem artística). 

Ela contém personagens que mostram o dia a dia e a realidade de vida de um maquiador profissional, buscando agregar espaços e discussões sobre a maquiagem e o trabalho nessa área. 

A partir da série, é possível ter várias ideias de como utilizar a maquiagem de forma criativa em suas fotografias e como é possível realçar diversos aspectos com a produção, tanto na maquiagem quanto na sessão de fotos.

Por isso, se você gosta de maquiagem e pensa em trabalhar com isso no seu estúdio de fotografia, essa pode ser uma forma interessante de aprender se divertindo! A série pode ser encontrada na plataforma de streaming Netflix.


Aspectos conclusivos

Seja para realizar uma fotografia de produtos e serviços para divulgação, como uma junta de vedação, para uma sessão de fotos com modelos em estúdio, ou para campanhas externas e artísticas, os conhecimentos sobre fotografia são essenciais.

Isso se torna ainda mais necessário em contextos em que algumas características pontuais, como uma maquiagem bem feita, precisam ser valorizadas.

Com o avanço tecnológico, as câmeras capturam detalhes importantes e o fotógrafo precisa controlar a iluminação e evitar sombras e reflexos, preservando a qualidade dessas imagens.

Por isso, a escolha da maquiagem utilizada pode afetar na imagem final.

Para um melhor resultado, existem vários produtos, como bases, pós, sombras e iluminadores que ajudam a definir o contexto da imagem e promover mais facilidade e direcionamento da fotografia, capturando os tons e luminosidade.

Afinal, a presença ou ausência de brilho em uma maquiagem pode definir toda a sensação que se deseja transmitir, bem como demandar um fundo ou cenário específico para fazer sentido e realçar a mensagem desejada, seja um ensaio particular ou uma campanha. 

Por isso, vale a pena sempre conhecer o briefing, o tema, as características do seu modelo e buscar se aperfeiçoar cada vez mais no tema para resultados cada vez melhores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Curtiu nosso artigo? Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe ele em suas redes sociais. Blog Fernanda Freitas Makeup. Siga nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Face powder photo created by kroshka__nastya – www.freepik.com