erros cometidos ao iniciar um skin care

Erros cometidos ao iniciar um Skin Care

Ter uma rotina fixa de Skin Care é muito importante. Afinal, os cuidados diários com a pele precisam estar alinhados à frequência e às práticas corretas.

A preservação dermatológica tem tudo a ver com a alimentação e a boa frequência de sono. Mais ainda, é preciso entender que não são apenas os produtos especializados os responsáveis pela sua saúde.

Isso sem falarmos sobre as possibilidades de haver exageros na aplicação de produtos. Pensando nessas questões, preparamos o texto a seguir.

Ao longo deste material você vai encontrar informações sobre os erros mais comuns de skin care, além das modalidades e um passo a passo para criar uma rotina adequada de cuidados com a pele.

Erros de skin care mais comuns

O cuidado frequente da pele é tão importante para a nossa saúde quanto consultas com médico coloproctologista São Paulo.

Esse assunto está sendo cada dia mais propagado pela mídia. Isso dá margem para exageros e erros que podem custar caro.

Confira, a seguir, os principais erros que podem ser cometidos ao longo de uma rotina de skin care.

1. Usar produtos sem especificação para pele

Procurar pelos serviços de um especialista é imprescindível no momento de começar uma rotina de skin care.

Caso contrário, o paciente pode adquirir produtos que não sejam indicados para o tipo de pele dele. Então, reações alérgicas, irritação e ferimentos podem acontecer.

Pense nas empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial. Todas elas têm que se inteirar a respeito das necessidades e características da empresa contratante antes de iniciar os trabalhos. No caso da skin care, a necessidade é a mesma.

2. Exagerar na esfoliação

A esfoliação excessiva deixa a pele mais sensibilizada e propensa a infecções. Isso acontece porque o processo deixa a superfície muito vulnerável.

Essa vulnerabilidade pode, ainda, causar reações indesejadas, como produção de óleo como mecanismo de defesa. Portanto, tente manter um equilíbrio saudável.

3. Não hidratar pele oleosa

É comum que as pessoas confundam oleosidade com hidratação. Mas uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Uma pele oleosa pode estar com necessidade de ser hidratada. Inclusive, caso a necessidade não seja atendida, haverá ainda mais oleosidade. Então, nunca deixe de cuidar da hidratação da pele.

4. Abandonar o filtro solar

A luz do sol é uma das principais inimigas da saúde plena da pele. Já a exposição excessiva ao longo dos anos pode acarretar problemas bem sérios.

É culpa da luz solar problemas como:

  • Envelhecimento da pele;
  • Surgimento de manchas;
  • Diminuição da elasticidade;
  • Rugas.

Afinal, mesmo que você use uma série de produtos diariamente, o filtro solar ainda é essencial para a proteção.

5. Não beber água

De nada adianta apostar apenas na hidratação com produtos artificiais. Beber água com frequência continua sendo primordial para ter uma pele saudável e bonita.

A água fornece nutrientes importantíssimos para a pele e aumenta a elasticidade, o que é ideal para prevenir o envelhecimento.

O consumo constante também auxilia na prevenção de distúrbios epidérmicos como eczema e psoríase. 

6. Usar cremes noturnos ao longo do dia

No geral, cremes feitos para ser aplicados à noite contêm ácidos. Se você usar um creme desse tipo durante o dia e se expor ao sol sem protetor solar, pode ter queimaduras.

Uma empresa especializada em limpeza de fachada preço sabe exatamente quais produtos usar para realizar a limpeza adequadamente.

No caso do cuidado com a pele, a lógica é a mesma. É preciso saber aplicar os produtos certos nos momentos certos. Caso contrário, a pele pode sofrer lesões e ferimentos – até mesmo graves.

7. Dormir sem retirar a maquiagem

É muito comum que as mulheres deixem de retirar a maquiagem ao chegar em casa depois de uma festa ou de um longo dia de trabalho.

Apesar disso, não faz nada bem dormir maquiada. Isso porque as bases e pós obstruem os poros da pele, o que favorece o surgimento de cravos e acnes. Sendo assim, nunca deixe de limpar a pele antes de ter uma boa noite de sono.

8. Utilizar produtos sem fórmula divulgada

O processo de galvanização ouro só dá certo se for concretizado a partir de etapas pré-definidas.

A rotina de skincare precisa vir atrelada ao uso consciente de produtos de confiança.

Nunca aplique nenhum produto cuja fórmula não seja conhecida e divulgada. Não vale a pena fazer uma aposta cega em algo vendido como milagroso se não há as informações básicas, pois a pele pode ser ferida caso existam substâncias prejudiciais ou mais fortes.

A pele é um órgão altamente sensível, que tem tudo a ver com nossa autoestima e saúde geral. Por isso,cuide bem dela.

Rotina de skin care: passo a passo

Começar uma rotina de cuidados com a pele exige planejamento em etapas, da mesma forma que a elaboração de orçamento projeto paisagismo.

Em linhas gerais, a rotina de skin care é composta por três fases distintas: limpeza, hidratação e proteção.

É pensando nesse modelo que preparamos os tópicos a seguir, com informações relevantes sobre o passo a passo da rotina, acompanhe.

1. Limpeza

O primeiro passo é remover os resquícios dos produtos usados durante o dia e as impurezas que se acumulam.

Use demaquilante e lave o rosto. Prefira sabonetes líquidos específicos para a face e evite sabonetes em barra, que podem agredir a pele. 

Produtos que não contém sabão na fórmula limpam com mais gentileza e evitam a desidratação excessiva. Então, aguarde a secagem total da face antes de partir para a próxima etapa.

2. Uso do tônico

Os tônicos são produtos com textura líquida que devem ser aplicados antes de produtos mais cremosos.

Há vários tônicos, com propriedades e funções diferentes. Existem tônicos ácidos, clareadores e hidratantes, entre tantos outros.

A amplitude de opções, semelhante àquelas disponíveis em loja de tecido para patchwork, garante que as pessoas tenham acesso aos produtos mais adequados ao tipo de pele delas.

3. Hidratação

Feita a absorção completa do tônico, é hora de aplicar o creme hidratante de sua preferência.

É importante salientar que os produtos para hidratação devem ser escolhidos de acordo com o seu tipo de pele (seca, oleosa, mista ou sensível).

Quanto mais oleosa a pele, mais líquido precisa ser o hidratante. Se a pele for seca, prefira hidratantes em creme ou loções para uma melhor absorção.

Para a rotina de skincare de peles mistas e oleosas, o mais indicado é o chamado gel-creme.

Como você pode ver, existe uma ampla variedade de opções disponíveis no mercado, assim como brindes personalizados para empresas.

4. Creme de tratamento

Por fim, chegou o momento de aplicar cremes anti rugas, anti acne, de clareamento e renovação celular, para citar exemplos recorrentes.

É indicado iniciar essa última etapa cerca de 20 minutos depois da limpeza e da hidratação. A quantidade e a frequência da aplicação dependem da tolerância que a pele do indivíduo vai desenvolvendo.

Por isso, é mais pertinente começar evitando o contorno dos olhos, do nariz e da boca. Por isso, comece fazendo pequenas aplicações em noites alternadas. 

Depois, aumente a frequência até conseguir aplicar o produto todos os dias sem sentir efeitos colaterais, como ardência e ressecamento. No caso da persistência de algum desses efeitos, pare de usar o produto. 

A importância da alimentação saudável

Ao longo deste texto, o foco no uso equilibrado e harmônico dos produtos de skincare foi apresentado.

No entanto, não podemos deixar de destacar a importância de uma boa alimentação para a saúde da pele.

Existem alimentos perfeitos para o combate ao envelhecimento precoce e a inflamações.

É o caso da cenoura. Ela é rica em betacaroteno e vitamina A, componentes perfeitos para reduzir o excesso de oleosidade, clareamento de manchas e prevenção contra o câncer de pele.

O espinafre é outro vegetal que você deve incluir na sua dieta. Ele é uma ótima fonte de proteína, ferro, magnésio, fibras e clorofila, substância altamente benéficas para o pleno funcionamento da pele e da renovação celular como um todo.

Além disso, é rica em vitaminas C e E, antioxidantes que combatem os radicais livres e protegem contra o envelhecimento precoce.

Os pimentões vermelhos são excelentes fontes de vitamina C e carotenóides, que previnem o surgimento de espinhas e rugas.

Até mesmo o chocolate, por vezes tratado como inimigo, apresenta benefícios nesse sentido.

Isso porque os chocolates com alta concentração de cacau, como os amargos e meio amargos, possuem altas taxas de antioxidantes, flavonoides e ácidos graxos, elementos fundamentais para uma pele bonita e saudável.

Considerações finais

Chegando ao fim deste texto, esperamos que sua noção sobre skin care tenha sido ampliada.

O uso de produtos especializados é muito importante, mas não é a única opção.

Isso porque a rotina de skincare deve estar atrelada a outros hábitos saudáveis, como alimentação de qualidade e sono regulado.

Além disso, saber escolher os produtos que você vai utilizar é tão importante quanto saber operar empresas de vending machines, afinal, isso determinará quais ações as substâncias visam realizar na pele. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Curtiu nosso artigo sobre skin care? Se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe ele em suas redes sociais. Blog Fernanda Freitas Makeup. Siga nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram.

Deixe um comentário